quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PERSEGUIÇÕES E SOFRIMENTOS LC 21, 12-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!


COMENTÁRIO DO EVANGELHO:

Meus irmãos,
Sabemos que o evangelho incomoda todo sistema que aliena, explora, escraviza e mata o homem. Esse tipo de sistema só pode ir contra o projeto de Deus, que é liberdade e vida. Por isso, os verdadeiros cristãos sempre foram perseguidos em qualquer época e lugar que tenham vivido. Algumas vezes a perseguição será mais forte, outras menos, mas sempre haverá. O próprio Senhor Jesus foi perseguido até a morte, e "morte de cruz".

Nesta passagem do evangelho, vemos que “a relação entre Deus e os homens continua através dos discípulos, que devem prosseguir a missão de Jesus pelo testemunho. Contudo, assim como Jesus encontrou resistência, também eles: serão perseguidos, presos, torturados, julgados e até mesmo mortos por continuarem a ação de Jesus. Mas não devem ficar preocupados com a própria defesa. O importante é a coragem de permanecer firmes até o fim”.

Que exortações, meus irmãos, Jesus passa para os seus discípulos! Ele que conhece toda condição humana, não podia deixá-los despreparados, e então os enche de coragem e ânimo para continuar.
Vejamos o que dizem os versículos 14 e 15: Portanto, tirem da cabeça a idéia de que vocês devem planejar com antecedência a própria defesa, porque eu lhes darei palavras de sabedoria, de tal modo que nenhum dos inimigos poderá resistir ou rebater vocês.
Podemos ver, no livro de Atos dos Apóstolos, o tanto que essa preparação de Jesus surtiu efeito na vida dos primeiros cristãos. Alguns foram capazes até de cantar, louvar a Deus e evangelizar dentro da prisão, tudo pelo amor de Cristo. Outros foram martirizados, mas deixaram-nos o exemplo de que “morrer pela causa Cristo é lucro”.

Devemos sempre nos lembrar que estas admoestações não foram somente para os primeiros cristãos, são para todos nós e para todos aqueles que dão continuidade na ação de Jesus Cristo. Por isso, devemos sempre pedir a Deus que fortaleça a nossa fé e não nos deixe cair na tentação de negar o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Que possamos sempre nos lembrar do que diz o versículo 19: É permanecendo firmes que iremos ganhar a vida. E a vida que o Senhor Jesus nos oferece é a VIDA ETERNA. Amém!


COMENTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário