quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A ovelha e a dracma perdida - Lc 15,1-10


Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.
3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.
8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.


COMENTARIO DO EVANGELHO

Através dessas duas parábolas podemos sentir quão grande amor o Senhor Deus tem pelos seus filhos. Assim como a felicidade do fazendeiro só seria completa se estivesse com o seu rebanho de cem ovelhas, a alegria de Deus é maior ainda quando um pecador se arrepende, porque a família do Senhor está crescendo e o Seu nome sendo cada vez mais glorificado. Isso nos mostra tembém que o Senhor Deus não se compraz com a perdição do homem; Ele não quer que nem um dos seus filhos se percam, para que o Seu goso seja completo.

Versículos 3-7: A parábola não quer dizer que Deus prefere o pecador ao justo, ou que os justos sejam hipócritas. Ela ressalta o mistério do amor do Pai que se alegra em acolher o pecador arrependido ao lado do justo que persevera.

8-10: A mulher é pobre e precisa da moeda para sobreviver. O amor de Deus torna-o vitalmente necessitado de encontrar a pessoa perdida, para levá-lo à alegria da comunhão no amor.

Os escribas e fariseus eram tão cheios de si que não eram capazes de entender o grande amor de Deus pelos pecadores. Viviam presos nos seus preceitos religiosos e não sabiam que a alma do pecador era importante para Deus. Por isso o Senhor Jesus contou-lhes essas parábolas.
Era para esperimentar o grande amor de Deus que os publicanos e pecadores, os excluídos e marginalizados seguiam a Jesus, e eles O seguiam com a intenção de apanhá-Lo em alguma prova.
O Senhor Jesus mostra que são os doentes que precisam do médico e que Ele veio para procurar e salvar os que estavam perdidos (Lc 19,10).

Pai, nesse momento em que estou na Tua presença, eu rezo pela conversão daqueles que ainda não querem compromisso contigo, para que a sua família seja seja cada vez maior. Amém!


Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário