sábado, 21 de novembro de 2009

O PRÉ-REQUISITO PARA SER IRMÃO DE JESUS MT 12,46-50

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO:


"Fazer a vontade de Deus é o pré-requisito que Jesus nos apresenta para sermos seus irmãos e irmãs. Portanto, membros da sua família. Com isso, podemos dizer que nós também fomos escolhidos por Jesus Cristo a fazer parte da sua família, quando estamos fazendo a vontade do Pai que está no Céu".

Alguém pode se perguntar: como é que eu sei se estou fazendo ou não a vontade de Deus? O próprio Jesus responde a esta pergunta quando diz em outra passagem: "Felizes são todos aqueles que escutam as minhas palavras e as executam". Notemos que não basta ouvirmos a palavra de Deus; é preciso vivenciá-la. E isso consiste na continuidade da missão de Jesus. Vemos no versículo 47 deste evangelho que, enquanto família segundo a carne está "fora", a família espiritual está "dentro", ao redor de Jesus, (v. 49)

A virgem Maria foi escolhida por Deus para ser a mãe de nosso Senhor Jesus Cristo porque fez a vontade de Deus. E ela contiinuou vivendo sengundo a vontade do Pai, dando exemplplos de fé, humildade, amor e perseverança. Por isso foi a primeira a fazer parte da família do Senhor Jesus. O exemplo dela foi dado por Jesus ao povo daquele tempo e hoje é dado para nós, para que percebamos que todos somos chamados a fazer parte da grande família do Senhor.

Não devemos nos espantar ou admirar da expressão de Jesus quando se referiu à sua mãe e aos seus irmãos: "quam é minha mãe e quem são os meus irmãos? Aqui o Senhor não está ignorando e tampouco desprezando os seus consanguíneos; ele aproveitou a oportunidade para nos enquadrar também como pessoas especiais, discípulos e discípulas dignos de ser chamados filhos de Deus.

Pena que tem muitos irmãos que, ao invés de se preocuparem com o verdadeiro sentido desta passagem, ficam dizendo que Jesus teve vários irmãos. Dizem que Maria continuou casada com José e, portanto, nada impediu que tivesse outro filhos.
Apesar da Bíblia falar pouco sobre a virgem Maria, não nos diz nada sobre esse assunto. O que esses irmãos não devem saber é que no grego os parentes mais próximos são chamados de irmãos, porque não existe as palavras primo, prima. E já foi comprovado por grandes estudiosos que, aqueles que estavam "do lado de fora", eram exatamente primos de Jesus.

COMENTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário