domingo, 8 de novembro de 2009

Jesus e os Mestres da Lei - Mc 12,38-44

Naquele tempo, 38Jesus dizia, no seu ensinamento a uma grande multidão: “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. 40Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”.
41Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias.
42Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada.
43Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. 44Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.


Comentário de João Viola:


O Evangelho é de S. Marcos diz-nos que os escribas e fariseus fazem ostentação da sua suposta bondade. Dão esmolas tocando a trombeta; rezam no templo à frente e em tom de grandiosidade; ocupam os primeiros lugares, etc.

O homem, com a sua inteligência muito limitada, jamais pode imaginar o que se passa na consciência de outro. Mas a inteligência do Senhor nosso Deus é ilimitada; Ele conhece o homem por inteiro. Talvez ninguém tenha percebido o gesto daquela pobre viuva, mas Jesus não só percebe como aprecia muito e a elogia. Como Deus á capaz de penetrar no mais íntimo do nosso ser, Jesus pôde perceber a sinceridade e a pureza do coração daquela viuva. Isso significa que a nossa oferta a Deus não tem mérito pela sua grandeza ou pequenez, mas sim pela maneira como a fazemos. Que contraste, meus irmãos, vemos aqui com os ensinamentos de algumas igrejas ou seitas religiosas! Já vi não só pela televisão, mas também ao vivo, alguém dizer: quanto maior a oferta, maior a bênção. E isso não condiz com os ensinamentos das Sagras Escrituras, como acabamos de observar.

" Os mestres da Lei sentiam prazer em ser reconhecidos como pessoas altamente consideradas. Sendo assim, abusavam da boa fé e da hospitalidade das pobres viúvas, passando longas horas de oração na casa delas, só para comer do bom e do melhor. Com prazer jogavam consideráveis esmolas no tesouro do templo, para serem vistos e louvados pelos presentes. Tal esmola, porém, embora valiosa em termos monetários, não tinha valor para Deus".
Hoje, depois de dois mil anos, quantas pessoas ainda se assemelham com os mestres da Lei? Como estão sendo as minhas ofertas a Desus? Como estão sendo as suas? Como estão as minhas atitudes como cristão? E as suas, como estão?
Sigamos o exemplo dessa viuva e vejamos como ela agradou a Deus. Se assim fizermos, as nossas ofertas também serão bem vistas aos Seus Santos olhos.

Pai, dai-nos um coração puro, a exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo, para que todas as nossas ações sejam com amor e misericórdia, e assim possam agradar-Te. Amém!

Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário