sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A CHEGADA DO REINO (Lc 17,26-37)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.


COMENTÁRIO DE JOÃO VIOLA:

Nos dias de Noé o povo recebeu o anûncio do dilúvio pelo próprio Noé, servo de Deus, mas não deram à minima às palavras dele. Dizia que Noé estava ficando louco e que o dilúvio não aconteceria. Por isso continuou levando uma vida "normal", desagradando a Deus. Portanto, quando chegou o dilúvio fez morrer todos, mas Noé e sua família foram salvos porque havia se preparado, construindo a Arca da Aliança.

Nesse evangelho o Senhor Jesus faz questão de lembrar esses dias para mostrar como vai ser a sua volta, "o juízo final", "os dias do Filho do Homem". E os destinatários são os homens do nosso tempo, é eu, é você, é cada um de nós, meu irmão(a). Ele também faz questão de lembrar os dias de Ló, outro servo de Deus, e o que aconteceu com Sodoma ,cidade Símbolo da perdição, (Gn 18,16-19,29).

Precisamos está cientes de que a advertência que nos faz o evangelho é para todos, porque o Senhor é o "fim da hitória humana". Ele é a garantia de que nossa história pode ser construída de forma positiva com a sua ajuda. A advertência que o Senhor Jesus nos faz é para estarmos preparados e com as lâmpadas acesas, orando e vigiando para não cairmos em tentação. "Sabemos que o mundo em que vivemos oferece sérios riscos de quedas, que se repete ao lado da evolução tecnológica ou até mesmo da hipermodernidade". Mas precisamos também está certos de que o Senhor Jesus é a nossa luz, a nossa força e que, se andarmos olhando para ele, seguindo os seus exemplos, teremos a força necessária para vencer.

"O evangelho nos diz ainda que: juntamente com o Reino de Deus, o julgamento do Filho do Homem se realiza na história: ele vem para manifestar a verdade da vida de todos. Essa manifestção do Filho do Homem é sempre momento grave e decisivo: dele depende a salvação ou a destruição de cada um. Serão salvos somente aqueles que", como Jesus, fazem da própria vida dom para os outros (v.33).



COMENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário