quinta-feira, 19 de novembro de 2009

JESUS CHORA SOBRE JERUSALÉM (LC 19,41-44)


Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO:

Jesus chegou a Jerusalém montado num jumentinho (sinal de humildade e mansidão) muito aclamado pela multidão. Mas quando viu a cidade não correspondeu aos aplausos, pelo contrário, chora sobre ela.

As Sagradas Escrituras mostram duas ocasiões muito soleve em que Jesus chorou. Chorou diante do sepulcro do seu amigo Lázaro, morto há quatro dias, e chorou sobre Jerusalém. No sepulcro de Lázaro, o próprio texto nos fala que ele chorou porque o amava muito. E o choro sobre essa cidade?
Jerusalém foi tomada do povo jebuseu pelo rei Davi e nela estava centralizados todos os poderes religiosos, político e militar. O templo construído alí e a teologia imperial na corte dos reis descendentes de Daví, deram a ela o status de cidade sagrada. Era também considerada a capital da fé naquele tempo. Mas Jesus encontrou a Cidade Santa de olhos tapados, sem saber o caminho da verdadeira paz. Ela se tornou o centro da exploração e opressão do povo, enveredando por um caminho que é o avesso do caminho da paz. Ela será destruída, porque não quer reconhecer na visita de Jesus a ocasião para mudar as próprias estruturas injustas, abrindo-se ao apelo dEle.

Podemos ver, então, o motivo do choro de Jesus. Em outra passagem do evangelho o Senhor Jesus diz: Jerusalém, Jerusalém, quantas vezes eu quiz juntar o teu povo como uma galinha junta os seus pintinhos debaixo das suas asas e você não quinz!
Meus irmãos, vejamos que gesto de amor o Senhor Jesus usa para mostrar o grande amor que Deus tem pelos seus filhos!
Parece estranho e até incoerente Deus chorar pelos homens, mas não. Não é porque o amor de Deus não tem limites. As Escrituras nos diz que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o seu único filho para sofrer e morrer por nós, e para que todo aquele que nele crer tenha a vida eterna.

Jerusalém sou eu hoje, é você, quando não queremos aderir ao projeto de Deus; quando tapamos os nossos olhos e não somos capazes de enchergar o que o Senhor Deus já fez, faz e o que ainda pode fazer por nós; quando não queremos nos converter e, acatando os seus ensinamentos, nos salvar.
Precisamos olhar para nós mesmo e avaliar se estamos nas condições de rebeldia de Jerusalém; se não estamos de olhos tapados para não ver as verdades divinas. Se estivermos não devemos perder tempo, precisamos correr para os braços de Jesus porque o tempo é agora, pois ele continua chorando por causa deste mundo injusto, mas os seus braços estão sempre abertos para acolher, proteger e salvar os filhos de Deus.


COMENTE:

22 comentários:

  1. Deus é o mesmo hoje, amanhã e sempre. Hebreus 13:8
    Deus é maravilhoso!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdadeiramente o Senhor amou tanto o mundo que deu seu Filho para que tivéssemos vida eterna. Isso sim é amor!!! Que Deus inigualável, incomparável é o meu Deus.

      Excluir
    2. Verdadeiramente o Senhor amou tanto o mundo que deu seu Filho para que tivéssemos vida eterna. Isso sim é amor!!! Que Deus inigualável, incomparável é o meu Deus.

      Excluir
    3. Jesus continua chorando sobre Jerusalém, hoje!

      Excluir
  2. Bênção obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Bênção obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. Deus ainda nos espera , deixando que nós nos arrependemos de nossos erros e fracassos .porque o amor dele é infinito. Raimundo vieira

    ResponderExcluir
  5. Deus ainda nos espera , deixando que nós nos arrependemos de nossos erros e fracassos .porque o amor dele é infinito. Raimundo vieira

    ResponderExcluir
  6. Deus ainda nos espera , deixando que nós nos arrependemos de nossos erros e fracassos .porque o amor dele é infinito. Raimundo vieira

    ResponderExcluir
  7. JESUS CRISTO VAI CUMPRIR SUA PROMESSA,ELE NAO TARDA MAIS BUSCAR SUA IGREJA ,
    TEMOS QUE VIGIAR CONTINUAMENTE PARA SUBIR COM CRISTO - Edivaldo Barbosa

    ResponderExcluir
  8. Penso da mesma forma, somos nos dias atuais a Jerusalém de Deus. No entanto muitos estão virando as costas e fazendo tudo contrário ao Evangelho, e o pior dentro das igrejas.

    ResponderExcluir
  9. Penso da mesma forma, somos nos dias atuais a Jerusalém de Deus. No entanto muitos estão virando as costas e fazendo tudo contrário ao Evangelho, e o pior dentro das igrejas.

    ResponderExcluir
  10. Jesus Chorou sobre Jerusalém pelo Louvor superficial que aquele povo o prestava na sua trajetória quando estava próximo da cidade em sua entrada triunfal porque já sabia que seis dias depois aquele mesmo povo haveria de pedir a sua crucificação na sexta feira

    ResponderExcluir
  11. Jesus chorou porque ele viu o que seria de Jerusalem em um futuro próximo,por ter lhe recusado como messias aceitaram outro líder que os levariam a morte lúcifer!uma morte terrível por volta do ano 70.

    ResponderExcluir
  12. José mendes.vemo nesses testo o quanto Jesus Cristo ama o pecador, por isso que eu amo esse Jesus, porque o seu amor é insondável e incomparável e a sua misericórdia dura para sempre

    ResponderExcluir
  13. Jesus chorou e continua chorando por nós e é por isso que eu nunca deixei de amar esse Jesus e vou amar até o final dos meus dias.

    ResponderExcluir
  14. É vdd!nos somos a Jerusalém dos dias de hoje, e creio eu que nosso senhor Jesus Cristo, quando olha para nós... Pra nossos pecados...chora. Mais o importante em nossas vodas é nos prostarmos diante dele e nos redimirmos.creia pois ele sempre estará de braços abertos esperando por nós.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom, preciso mesmo buscar o Espírito Santo cada segundo para ele me transformar .Obrigado Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  16. É verdade jesus continua nos amamos da mesma forma e ate hoje chora por causas das nossas iniquidades e ele sabia q muito da quele

    ResponderExcluir