quarta-feira, 11 de novembro de 2009

JESUS CURA DEZ LEPROSOS (Lc17,11-19)

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.
Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um sama­ritano.
17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.


COMENTÁRIO DE JOÃO VIOLA:


A lepra, doença incurável na época de Jesus, deformava as pessoas e causava a morte de muita gente. Devido as deformações que a doença deixava, causando um mau aspecto para quem a observava, os leprosos(como os chamavam)eram terrivelvente discriminados e jogados á margem da sociedade, existindo para tanto, locais bem distantes, onde eram execrados, aguardando a morte e, lá mesmo se consumindo. Quando precisavam ir à cidade, eram obrigados a passar por lugares pré-determinados, afim de não contaminarem as outras pessoas e precisavam levar consigo um sino que iam tocando e gritando: leproso! leproso! (O livro de Levi nos dá bastante detalhe sobre esse assunto). Essa doença ainda existe hoje, mas graças a Deus e ao avanço da medicina está bem controlada e chama-se "hanseníase" ou mal de hanse.
Essa passagem do evangelho, mostra-nos um grupo de dez leprosos que se aproxima de Jesus e pede: Jesus, Mestre, tem de compaixão de nós! o mesmo que dizer: Senhor, cura-nos desse mal que está nos consumindo! Imaginemos a dificuldade que eles tiveram para passar pelo menos perto do Senhor Jeus, já que tudo era proibido para eles, até o direito de viver? Jesus, cheio de poder e compaixão, diz: Podem ir apresentar aos sacerdotes(pois só os sacerdotes podiam examinar para saber se estavam limpos mesmo e reingressar na sociedade). Observe que eles não fizeram uma pergunta sequer para Jesus; apenas creram na Palavra dEle e foram totalmente libertados do mal e tiveram todas as suas feridas saradas.
Seja qual for o problema que tivermos que enfrentar ou o mal que estiver nos atacando (hoje existem várisos), tudo o que precisamos fazer é pedir a Deus em nome de Jesus, com fé e não duvidarmos em nosso coração. Foi o próprio Jesus quem falou: tudo que pedires ao Pai, em meu nome, com fé, receberás. Quantas vezes as nossas orações não foram atendidas porque não soubemos pedir ou usamos a fé de maneira errada?
Outro ponto que chama muito a atenção nessa passagem é o foto de só um, dos dez que foram curados, voltar para agradecer. Quanta falta de gratidão tiveram os outros nove!
Precisamos bendizer, louvar, glorificar e agradecer ao Senhor nosso Deus, porque "a ele pertence a honra, a glória, louvor e o poder para sempre". Amém!
Será que eu estou me lembrando de agradacer a Deus por tudo que ele já fez e faz por mim? E você, meu irmão(a)?


Pai, ajuda-me a ter um coração sempre agradecido, a ponto de poder te agradecer, te louvar, e te glorificar por tudo que o Senhor já fez, faz e ainda podes fazer por mim.
Eu te peço em nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!


COMENTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário