sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O Administrador Desonesto Lc 16,1-8


Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’.
3O administrador então começou a refletir: ‘O Senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’.
5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!” O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinqüenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’.
8E o Senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.


Comentário de João Viola:

Meus irmãos, devemos ter sempre em mente que a parábola em si não é uma verdade, ela serve para mostrar uma verdade. Prestemos atenção nos personagens da parábola: o administrador desonesto é demitido pelo seu senhor. Esse não esbolsa sequer uma palavra de autodefesa, deixando a entender que tem consciência de sua desonestidade. Sabe perfeitamente que é um homem sujo e que o seu senhor não foi injusto ao dispensá-lo do trabalho. Não discute, mas a sua reação é imediata. Rapidamente pensa nas suas condições físicas para encarar o serviço braçal, pensa na vergonha que tem de pedir esmola, e resolve a situação em dois tempos, só que mais uma vez de maneira suja. O patrão, ao ficar sabendo do seu plano, o elogia por causa de sua esperteza.
Será que podemos ver aqui a cara da sociedade atual? Tenho plena certeza que sim. Quão desconsertante é a conclusão! Um homem tão desonesto sendo elogiado! Será que Jesus apóia ou estimula a corrupção? É claro que não, meu irmão. O que ele quer nos mostrar com o ensinamento dessa parábola, é que os filhos de Deus precisam ser tão rápidos para praticar as boas ações quanto os filhos do mundo em suas maracutaias. É preciso recordar a natureza totalmente especial no ensinamento das parábolas.
Para prepararmos o nosso futuro, não um futuro terreno, mas nas moradas eternas com Deus, precisamos agir rápido e com inteligência. Hoje mesmo é o dia de começarmos uma mudança radical em nossa vida, acertar o quanto antes as nossas dívidas com Deus, para sermos os cristãos que Ele quer que sejamos. É isso que a parábla quer nos dizer, meu irmão e minha irmã.

Vamos orar juntos?
Pai, te pedimos, em nome do Senhor Jesus, que nos dê a sabedoria necessária e muita força para renunciar tudo aquilo que não é do teu agrado, para que tenhamos um futuro abençoado juto de Ti. Amém!, Aleluia!


Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário