Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Jesus recebeu do Pai todas as instruções de como seria a sua vida aqui na terra; recebeu todas as palavras de libertação e vida. A sua vida inteira aqui no mundo foi um testemunho disto, pois os evangelhos nos mostram claramente como ele cumpriu toda vontade do Pai.
Aqui, nessa passagem do evangelho de Mateus, o Senhor nos diz que é manso e humilde de coração. Essa é uma expressão da bem-aventurança dos mansos e de coração puro (Mt 5, 5.7). Por tanto, com sua auto-inclusão nas bem-aventuranças Jesus nos mostra que o jugo suave e leve dEle é a adesão às propostas do Sermão da Montanha, como realização da vontade do Pai aqui no mundo.
Jesus encontrou um povo que suportava o pesado fardo da religião do templo e da sinagoga. E essa era uma religião de observâncias que escravizava e excluía as pessoas por não terem condições de cumprir todas as leis que lhes eram impostas. E com certeza as pessoas sofriam outros cansaços e sobrecargas causados por vários setores da sociedade da época. O mundo de hoje não é diferente. Ele consegue cansar as pessoas sobrecarregando-as com fardos cada vez mais pesados. Nele vigora a ideologia do poder e do sucesso, que não deixa de ser um pesado fardo, mantida pelos “donos do poder” deste mundo injusto, em vista da submissão dos oprimidos. Mas Que convite maravilhoso, meus irmão, o Senhor nos faz no versículo 28 dessa passagem! “Vinde a mim vós todos que estais cansados e fatigados sobre o peso dos vossos fardos, e eu vus darei descanso”.
O cansaço no nosso dia a dia vem de formas bem diversificadas e muitas vezes é inevitável que ele aconteça, pois as circunstâncias vêm sempre de maneiras inesperadas. Mas Jesus oferece o descanso e o alívio porque conhece o nosso coração e sabe que só ele pode resolver todos os nossos problemas. Jesus é o Deus do impossível, ele nunca falhou e jamais há de falhar. O maligno implantou na cabeça de muitos um ditado mentiroso que diz: “o pau que nasce torto não tem jeito, morre torto”. Com Jesus não é assim. A partir do momento em que um “pau torto” cai nas mãos do “Carpinteiro de Nazaré”, ele fica aprumado de tal maneira que nenhum outro mestre da área carpintaria é capaz de deixá-lo. Alguém pode dizer: mas meu caso é diferente. Com Jesus não tem essa de meu, seu ou aquele caso, pois o que se torna completamente impossível para o homem, para Deus é “fichinha”.
Com as palavras “vinde a Mim”, Jesus nos chama a confiar n’Ele, a crer. Porque ninguém pode ir, e seguir, sem crer, sem confiar nele. (trecho da homilia de Pe. Bantu, dia 09/12/2009).
COMENTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário