39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
COMOMENTÁRIO DO EVANGELHO
Meus queridos irmãos, vejamos que coisa excepcional! Ainda no seio de sua mãe, João Batista recebe o Espírito prometido, pois o anjo Gabriel havia dito a Zacaria, seu pai: "ele não beberá vinho, nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará chio do Espírito Santo" (Lc 1,15). E no versículo 44 podemos ver as Palavras do anjo sendo cumpridas. João, ainda no ventre de sua mãe, reconhece o Messias e o aponta através da exclamação de sua mãe Isabel: "logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre".
Quão podereso, meus amados irmãos, é o Senhor nosso Deus! Ele sempre faz as coisas completas e bem feitas. Aqui podemos ver que Isabel também fica cheia do Espírito Santo, reconhece Maria, sua prima, como "A Mãe do Salvador" e começa a profetizar.
Esta é mais uma das passagens das Sagradas Escrituras que nos mostra que para Deus nada é impossível. Quando o anjo Gabriel disse a Maria que ela ia ser a Mãe de Jesus Cristo ela disse ao anjo: "como pode ser isso se não conheço homem algum"? (Lc 1,34) O anjo disse então: "Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus". E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; Porque para Deus nada é impossível (Lc 1,35-37).
Lucas narra o encontro destas duas mães. Maria, mãe do Filho de Deus e Isabel, mãe do precursor, João Batista. Uma, jovenzinha, Maria. E outra, de idade avançada, Isabel. Maria era virgem. Isabel, de idade avançada. Feita a saudação de Maria, Isabel responde profetizando: "Você é a mais abençoada de todas as mulheres. A criança que você vai ter é abençoada também. Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?" Nestas palavras, Isabel manifesta fé, reconhece a maternidade e o Messias, quando diz "meu Senhor". Ao dizer "você é a mais abençoada", esta bênção traz alegria para Isabel e a seu filho: "a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga". Esta bênção, fruto da fé, gera uma série imensa de louvores a Deus que Maria expressa no seu cântico (coment. Paulinas on-line).
COMENTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário