17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê--lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”
COMENTÁRIO DO EVANGELHO:
Segundo os antigos, a doença era causada pelo pecado. Para libertar o homem, Jesus vai direto à raiz: o pecado invisível que causa os males externos e visíveis. A oposição a Jesus começa: os doutores da Lei só se preocupam com teorias, e não em transformar a situação do homem. A ação de Jesus é completa. É um dizer e fazer que cura por dentro e por fora, fazendo o homem reconquistar a capacidade de caminhar por si só”. (notas de Mc 2, 1-12 da Edição Pastoral).
Meus irmãos, se observarmos bem, podemos ver que em todos os episódios em que os evangelistas mostram os milagres que Jesus realizou durante a sua vida pública aqui na terra, eles fazem questão de mostrar também o esforço que as pessoas faziam para passarem pelo menos perto de Jesus ou chegarem junto dEle e serem curadas. Tudo isso porque Jesus estava sempre no meio de grande multidão. Os versículos 18-19 dessa passagem nos mostram o esforço que esses homens tiveram que fazer para que o paralítico ficasse perto de Jesus. Eu fico imaginando na força que eles tiveram que dispor para subir o paralítico no telhado e na habilidade que usaram para introduzi-lo a Jesus.
Em Mc 5,25s temos o relato de uma mulher que sofria de uma hemorragia. Podemos ver que ela também teve que romper barreiras para chegar perto de Jesus. Para obter a cura ela teve até mesmo que violar a Lei.
Quando o cego Bartimeu ouviu dizer que era Jesus Nazareno que estava passando, gritou bem alto: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” (Mc 10,47). E mesmo quando o repreenderam e mandaram que ficasse quieto, ele não se intimidou, mas gritou ainda mais alto: “filho de Davi, tem piedade de mim!”
Todas essas passagens bíblicas e várias outras que existem, foi o Espírito Santo que mandou os autores sagrados escrever para todos nós. Nelas o Senhor Deus nos ensina que a nossa fé precisa ser viva, sadia e caminhar junto com a perseverança. Seja qual for o problema que estivermos que enfrentar, devemos apresentá-lo a Deus com fé e perseverança, confiando no amor dEle e na “grande misericórdia” que ele tem para com todos os seus filhos. E se houver qualquer barreira nos impedindo fazer isso, não devemos nunca desistir; precisamos, sim, confiar no Espírito Santo que habita em nós e estarmos ciente de que ele estará sempre nos iluminando e disposto a nos instruir e nos ajudar a tirar todo e qualquer obstáculo do caminho. Nunca devemos nos intimidar com as dificuldades, pois elas sempre existirão. Mas com a presença do Espírito Santo em nós, que recebemos desde o nosso batismo, e a perseverança alicerçada nas palavras de Jesus, somos capazes de presenciar milagres como aqueles homens que levaram o paralítico a Jesus. Porque para Deus não existe acepção de pessoas e nunca existiu “queridinho” de Deus. Todos os vitoriosos, vencedores e santos, mostrados na Palavra de Deus, deixaram para nós os exemplos de como devemos fazer para alcançarmos também o que eles alcançaram.
Pai, em nome doe nosso Senhor Jesus Cristo nós te pedimos que nos ajude a vencer todos os obstáculos que nos impedem de aproximar-nos de ti e tomar posse das bênçãos que o Senhor tem para nós. Amém!
COMENTE:
É nos momentos de dificuldades que Deus se manifesta em nossas vidas desde que deixemos Ele agir em nós, porque Deus nos dá o livre arbítrio e nos quer livres para fazer nossas escolhas. Mas certamente com Deus ao nosso lado, TUDO ficará bem, pois somente Ele vê a frente e o que hoje pode nos parecer ruim, amanhã pode ser motivo de conversão, reflexão, felicidade, pois,assim temos a oportunidade de ver o lado positivo, nos levando a refletir que "Quando eu me sinto fraco, então é que sou FORTE".
ResponderExcluirDeus é assim, está sempre disposto a nos ajudar só basta acreditarmos Nele e confiarmos nossas vidas em suas mãos e Ele fará maravilhas.Afinal, Deus é amor, e o amor TUDO crê, TUDO espera e TUDO supera,pois, o AMOR JAMAIS ACABA!!Creiam: Para Deus NADA é impossível, e nenhum obstáculo é capaz de superar o amor de Deus por nós, esse amor é tão IMENSO que fez com que Jesus fosse crucificado e morto por nossos pecados, PORÉM, Deus o fez ressucitar para mostrar que foi por amor e que após a dor vem a alegria!!Fiquem com Deus!Paz e Bem a todos!Edilane