terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O JUÍZO FINAL (MT 25, 31-46)


31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.44 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Postado por João Viola em 26/01/2010


“Esta é a única cena dos Evangelhos que mostra qual será o conteúdo do juízo final. Os homens vão ser julgados pela fé que tiveram em Jesus. Fé que significa reconhecimento e compromisso com a pessoa concreta de Jesus. Porém, onde está Jesus? Está identificado com os pobres e oprimidos, marginalizados por uma sociedade baseada na riqueza e no poder. Por isso, o julgamento será sobre a realização ou não de uma prática de justiça em favor da libertação dos pobres e oprimidos. Esta é a prática central da fé, desde o início apresentada por Mateus como cerne de toda a atividade de Jesus: “cumprir toda a justiça” (Mt 3,15). É a condição para participar da vida do Reino”. (notas da Bíblia Sagrada edição pastoral).

“Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (versículo 41). Que palavras, meu irmão, minha irmã, o Senhor Jesus vai ser preciso proferir para os que não acreditaram nEle! Pena que tem tanta gente que não acredita nessas verdades bíblicas e estão brincando. Há muitas pessoas que entraram num sono espiritual tão profundo que são capazes até de zombar, e por isso vão pagar um preço muito caro se não partirem para uma mudança radical de vida, que é a verdadeira conversão. E o mais triste de tudo isso é saber que no meio desse povo existem muitas pessoas que conhecem a Palavra de Deus, pessoas que se dizem cristãs, mas que também estão dormindo profundamente, preferindo acreditar nos preceitos humanos a observar e obedecer aos mandamentos e preceitos do Senhor nosso Deus. Pessoas que vão à igreja, ouvem a Palavra de Deus, mas não a praticam, são religiosas, mas isso não significa que são cristãs. Em Ap. 22,8 está escrito que o lugar dos mentirosos é no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte. E os mentirosos são exatamente os que dizem ser cristão sem ser. Esses são os famosos esquenta bancos de igreja. Por tanto, meus amados irmãos, cuidemos para não nos enganarmos. Precisamos está atentos, orando, vigiando e pedindo a Deus para fortalecer a nossa fé e nos dar força para não nos contaminarmos com este mundo, porque precisamos está aqui ainda que porpor pouco tempo, mas não devemos pertencer a este mundo injusto. Eu digo para mim mesmo, para você e para todos nós: vale apena desapegarmos do mundo, renunciar a todos os “prazeres” que ele nos oferece, renunciar a satanás e a todas as suas mentiras, corrermos para os braços do Senhor Jesus e, preparados para "O Grande Dia do Senhor", ficarmos à Sua direita e ouvir dEle: "Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo".

COMENTE:

Postagens mais Antigas

Nenhum comentário:

Postar um comentário