sexta-feira, 15 de julho de 2011

"Vinde a mim, todos"! (Mt 11,28-30)

"Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".


Comentário do Evangelho – Postado Por João Viola
Vejamos que palavras carinhosas, humildes, sedutoras, luz e vida, que o Senhor Jesus dirige aos seus discípulos. Os discípulos, no tempo de Jesus, viviam sob o jugo da Lei, imposto pelos escribas e fariseus, que amarravam pesados fardos sobre os seus ombros (Mt 23,4), sob a forma dos inúmeros preceitos legais, as humilhações, as exigências de ofertas, as discriminações e as exclusões. Mas Jesus, manso e humilde de coração, faz o brilhante convite: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardo, e eu vos darei descanso”. Prestemos bem atenção na palavra “todos”. É porque Deus não exclui ninguém do Plano da Salvação; a vontade do Pai é que “todos” sigam o Seu filho, Jesus Cristo, e que "todos" sejam dignos de serem chamados Seus filhos e sejam salvos, por meio do Senhor Jesus.
Após o convite que Jesus faz a todos, ele diz também que o Seu jugo é suave e o Seu fardo é leve. Pois o jugo que Ele oferece é o cumprimento da vontade do Pai; E a vontade de Deus é o dom da vida eterna, o caminho é a prática das Bem-Aventuranças, ensinadas por Jesus, que leva à felicidade divina e à alegria maior, uma alegria comunicativa.
Hoje o mundo também, por ser dominado pelos ambiciosos e “poderosos”, amarra fardos muito pesados, tanto nos ombros dos que estão inseridos no sistema global, como nos ombros dos excluídos. As opressões vêem de forma bem diversificadas: As doenças, o stress, a ansiedade, as frustrações, a fome, a violência, a carência... todas essas coisas são fardos, colocados nos ombros do povo por uma sociedade injusta. Basta abrirmos as primeiras páginas de um jornal ou assistirmos pela TV ou qualquer outro meio de comunicação para depararmos com tudo isso. A sociedade chora, de mãos atadas, diante de tudo isso e, como se não bastasse, ainda tem que suportar a impunidade. É como diz o dito popular: “está do jeito que o diabo gosta”. Mas eu digo para você, meu irmão, minha irmã: o mundo não está do jeito que o diabo gosta, está apenas começando a ficar do jeito que ele quer, pois a Palavra de Deus diz que satanás é quem é o príncipe desse mundo, e foi o próprio Jesus quem falou (Jo 14,30; Jo 16,11). Só que o tempo de satanás é curto, e ele sabe disso e por isso mesmo tem pressa em agir.

Mas o Senhor Jesus, "manso e humilde de coração", nos faz um convite: “Vinde a mim "todos" vocês que estão sofrendo injustiça, todos que estão doentes, todos que estão passando por qualquer tipo de sofrimento, e Eu aliviarei vocês e vocês vão encontrar descanso para as vossas almas”. Mas a resposta ao chamado de Jesus não pode demorar, não pode ficar para amanhã, precisa ser hoje, pois está escrito: Se hoje ouvirdes a sua voz não endureçais os vossos corações (Sal 95,7; Hb 3,15; Hb 4,7). E sabe por que o Espírito Santo mandou escrever assim? É porque o homem não tem a capacidade de saber nada do que vai acontecer nem daqui a um minuto. E tem uns que partem dessa vida de maneira tão rápida que não têm tempo de dizer uma palavra sequer, quanto mais de se arrepender de coração e pedir perdão a Deus.

Oração: Pai, em nome de Jesus Cristo, vosso Santo Filho, pelo poder do Espírito Santo, ajuda-me a abrir o meu coração para acolher a Tua Palavra, ajuda-me também a aderir mais e mais ao Teu projeto e ensina-me a seguir as pisadas de Teu filho Jesus. Amém!

Postagens mais Antigas